Este projeto atende diariamente 84 pessoas com deficiência intelectual (mental), acima de 15 anos, de ambos os sexos, de semanalmente e suas respectivas famílias são atendidas em grupos mensais, atendimentos individuais e visitas domiciliares, propondo ações nas áreas da educação, cultura, esporte e de Assistência Social.
O CCART acredita e valoriza o público atendido, pois percebe a capacidade oculta que possuem onde apenas precisam ser estimulados e monitorados, segundo uma rotina de atividades. Assim se faz necessária uma equipe multidisciplinar, atuando em conjunto, visando à melhoria constante dos atendimentos. Para isso, são oferecidas as seguintes oficinas:
Oficina de gráfica: com objetivo de capacitar os educandos através de trabalhos manuais ecologicamente corretos, onde as atividades proporcionadas simulam a rotina de trabalho, através de confecção de materiais como: blocos de nota, agendas, calendários, sacolas, cartões de natal entre outros.
Oficina de reciclagem de papel: com a confecção de papel reciclado, busca-se estimular a coletividade, a cooperação, o trabalho em equipe, tornando o grupo mais solidário, melhorando a questão social o grupo, possibilitando assim um bom desenvolvimento da atividade, ajudando a superar as dificuldades de coordenação motora, falta de concentração e percepção, há instabilidade no humor e falta de noções corporais e espaciais, além de utilizar o papel reciclado como processo artístico e criativo, além de capacitar para o mercado de trabalho.
Oficina de inclusão digital: utiliza-se o computador como ferramenta para promover a inclusão digital, utilizando as tecnologias da informação como instrumentos de construção e exercício da cidadania, através da democratização do acesso e a integração entre educação, bem estar e a tecnologia, visando à transformação social.
Psicologia: Grupos terapêuticos onde discutem temas em relação à vida e o que isso interfere diretamente no dia a dia.
Oficina A.V.D. (Atividade de vida diária): com vivencias que buscam satisfazer à necessidade pessoal e social do indivíduo dando condições de executar as atividades da vida diária, de forma independente e autossuficiente.
Atividade Física: voltada para a motricidade, atividade física orientada será um elemento facilitador na melhoria da qualidade de vida, longevidade, alongamento, coordenação, agilidade, atenção, equilíbrio, movimento corporal, resistência, etc.
Artes: desenvolver no educando competências artísticas nas diversas linguagens (plásticas e musical) tanto para produzir trabalhos individuais como coletivos, para que progressivamente posso apreciar conhecer, desfrutar, julgar e valorizar as produções artísticas, além do desenvolvimento da coordenação motora grossa e fina, raciocínio lógico, coordenação viso-motora e espacial e do cognitivo de forma contextualizada.